(11) 4211-2721 | contato@centromaxilofacial.com.br
Existem diversos tipos de tratamentos para as Disfunções Temporomandibulares (DTM). Antes de instituir um determinado tratamento é preciso diagnosticar a causa para que os resultados não sejam imprevisíveis. Os exames clínicos e de imagem, tais como as radiografias panorâmicas, tomografias e ressonância magnéticas, são de extrema importância.
TRATAMENTOS CONSERVADORES
É indicado aos pacientes com sintomatologia dolorosa que não apresentam distúrbios anatômicos internos significativos. Tem como objetivo aliviar os sintomas, reduzir a sobrecarga articular e devolver a função mastigatória. As principais opções de tratamento são:
TRATAMENTOS CIRÚRGICOS
Indicados aos pacientes que não tiveram resultados satisfatórios com o tratamento conservador e que apresentam severos distúrbios anatômicos internos da ATM. As principais causas são os deslocamentos do disco articular, fraturas condilares, luxações recidivantes, anquiloses, tumores e doenças autoimunes. Da mesma maneira, a escolha do tratamento cirúrgico é baseada na causa e diversas técnicas estão disponíveis.
É um procedimento vídeo-assistido e minimamente invasivo, semelhante aos princípios da artrocentese. Com o uso de equipamentos modernos e ópticas milimétricas, é possível visualizar a anatomia e diagnosticar os distúrbios internos da ATM. Visa, além do diagnóstico, a eliminação de aderência, cauterização do tecido retrodiscal e aplicação de substâncias.
Conhecida cientificamente por Discopexia, é um procedimento cirúrgico aberto que visa reposicionar o disco articular quando este encontra-se fora da posição usual. É indicado aos pacientes que apresentam dor, estalidos articulares, limitação de abertura bucal e reabsorção da superfície condilar.
Técnica utilizada em pacientes com luxação mandibular recidivante, anquilose e hiperplasia condilares. Consiste na reanatomização por desgaste ou eliminação de estruturas ósseas para devolver a função articular. O procedimento é realizado em ambiente hospitalar com anestesia geral.
Opção para os casos mais severos, onde não houve degeneração de todas as estruturas articulares e perda total da função. Frequentemente, é indicada para pacientes com anquilose mandibular, sequelas de traumas, doenças congênitas e autoimunes. Representa uma das técnicas mais estáveis para reconstrução total da ATM, quando comparada à técnicas utilizando enxertos osteocondrais.
Endereço: Avenida Santo Amaro, 1047 – 16º andar – Conj 1603 – Vila Nova Conceição
E-mail: contato@centromaxilofacial.com.br
Whatsapp: (11) 95221-1505
Telefone: (11) 4211-2721
Endereço: Avenida Santo Amaro, 1047 – 16º andar – Conj 1603 – Vila Nova Conceição
E-mail: contato@centromaxilofacial.com.br
Whatsapp: (11) 95221-1505
Telefone: (11) 4211-2721