fbpx

(11) 4211-2721 | contato@centromaxilofacial.com.br

Mentoplastia

Mentoplastia

Na busca de um perfil facial mais atraente, podemos utilizar diversas técnicas cirúrgicas para reposicionar as estruturas ósseas da região facial. A mentoplastia geralmente é realizada concomitante às cirurgias ortognáticas. Entretanto, podemos realizá-la isoladamente.

 

 

 

 

Planejamento

Para buscar resultados previsíveis, a etapa de diagnóstico e planejamento é essencial. Um protocolo de imagens fotográficas é realizado com o paciente em diversas posições para avaliarmos quais serão as movimentações ósseas necessárias. Juntamente com as fotografias, utilizamos exames de imagens como a cefalometria lateral e a tomografia computadorizada para simular virtualmente a mentoplastia e avaliar os resultados.

 

Os pacientes que irão ser submetidos a cirurgia passam por uma criteriosa análise facial que consiste em:

  • Fotos em diversas posições;
  • Tomografia computadorizada;
  • Posicionamento da cabeça utilizando marcadores faciais;
  • Planejamento virtual 3D;
  • Simulação do resultado;
  • Impressão 3D dos ossos faciais.

 

Técnica

Existem várias técnicas de mentoplastias para avanço e recuo do osso mentual. A técnica mais consagrada e que apresenta os melhores resultados estéticos e maior estabilidade é a osteotomia basilar da mandíbula. Consiste em mobilizar a estrutura óssea e reposicionar para frente ou para trás, baseado no planejamento cirúrgico. Além do recuo e do avanço, outros movimentos também são possíveis. Com a mobilização do osso é possível reduzir ou aumentar o transverso (largura) ou a altura, além de corrigir assimetrias. 

O avanço ósseo promove maior definição submentual, já que toda a musculatura da região também é tracionada no movimento cirúrgico. É possível ainda, realizar uma lipoaspiração submentual no mesmo ato cirúrgico, o que dará ainda mais definição ao mento e à mandíbula.

O uso de próteses para aumento do queixo tem alta taxa de complicações como, por exemplo, deslocamento da prótese, reabsorção óssea e infecção.

 

Cirurgia

A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar e tem duração de, aproximadamente, 30 minutos. Realizamos uma técnica minimamente invasiva através de pequena incisão na parte interna do lábio e descolamento mínimo da região. Após o posicionamento correto, é realizada sutura em vários planos teciduais com fios absorvíveis. O paciente recebe alta hospitalar após 3-4 horas do término da cirurgia.