fbpx

(11) 4211-2721 | contato@centromaxilofacial.com.br

Cistos e Tumores

Cistos e Tumores

Existem diversos tipos de patologias que podem acometer a cavidade oral e as estruturas que compõem a face. Elas podem ser congênitas ou adquiridas e as causas são as mais variadas possíveis.

 

As patologias mais comuns são os defeitos de desenvolvimento, infecções, patologias dos tecidos epiteliais e glandulares, cistos e tumores odontogênicos. O diagnóstico deve ser realizado o mais precoce possível para que o tratamento seja menos invasivo e apresente maior chance de cura.

 

 

Muitas vezes é necessária a realização de uma biópsia para definir o diagnóstico definitivo do caso. A biópsia consiste em remover um espécime ou fragmento de tecido para ser analisado microscópicamente por um patologista.

Tratamento

Os tratamentos podem ser tanto medicamentosos quanto cirúrgicos.  Em geral, os procedimentos de diagnóstico (biópsia) são realizados sob anestesia local e as cirurgias para remoção dos cistos e tumores ocorrem em ambiente hospitalar. Entretanto, cada paciente deve ter um tratamento individualizado buscando sempre técnicas que apresentam maior potencial de cura.

 

Os pacientes submetidos à remoção de grandes tumores da região maxilofacial precisam realizar tratamentos reconstrutivos a fim de restabelecer as funções e a harmonia facial. Os procedimentos reconstrutivos são iniciados após a cura e têm como objetivo a reinserção deste paciente na sociedade e em suas atividades diárias.

 

Diagnóstico

Uma maneira de descobrir cistos e tumores de maneira precoce é realizando o autoexame que consiste em observar mudanças nos tecidos, tais como:

 

  • Mudanças na aparência dos lábios e da porção interna da boca, endurecimentos, caroços, feridas, sangramentos, inchaços e áreas dormentes;
  • Mudança de coloração;
  • Áreas irritadas debaixo de próteses;
  • Feridas que não cicatrizam em duas semanas;
  • Dentes quebrados ou amolecidos.

 

Caso encontre alguma anormalidade, como as citadas acima, recomendamos que procure imediatamente um Cirurgião Bucomaxilofacial.

Artigo Científico sobre Tratamento Cirúrgico de Lesão Central de Células Gigantes